Itabira é uma cidade diferenciada em termos da geografia dos seus bairros. Seus primeiros moradores posicionaram suas moradias próximo às minas de ferro e o comércio acompanhou essa escolha, que com tempo se mostrou uma decisão equivocada. Primeiro pelo excesso de poluição e segundo porque a expansão ficou comprometida pelos limites impostos pela mineração. Sendo assim, restou aos novos moradores buscarem regiões distantes do centro-norte itabirano o que fez o comércio se fortalecer nos bairros.
Com o crescimento da cidade para a região sul do município, os maiores e mais populosos bairros localizam-se justamente nesta área, fazendo com que as lojas e empresas de serviços acompanhasse esse movimento. Regiões como Gabiroba e João XXIII concentram juntas cerca de metade da população itabirana e tem hoje estruturas comerciais independentes da região central.
Porém uma nova região emerge forte para se candidatar a ser o novo centro de Itabira a longo prazo. A área geográfica que compreende a recém nomeada Av Jairo Magalhães, no bairro Buritis, pode ser no futuro o polo municipal de comércio e serviços. A localização geográfica por si já diz muita coisa, realmente é um dos pontos centrais do município.
Especula-se que supermercados e bancos estão interessados na avenida que tem variada oferta de lotes com um dos metros quadrados mais valorizados de Itabira, segundo pesquisas DataMG, Uma concessionária de veículos estuda construir sua sede na localidade, segundo fontes. A região, onde estão localizados dois condomínios fechados, faz ligação de novos loteamentos e tem boa topografia. Mudanças estruturais como essas demoram anos, mas neste caso é uma tendência a se observar.
===>>> Vem ai o DMX Open Tênis Itabira – saiba mais aqui
Ótimos negócios