Afinal, as pesquisas eleitorais são confiáveis?

superdados
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN
Assim que o os resultados das eleições nacionais foram divulgados no último domingo, dia 2, imediatamente todas as atenções da mídia e das redes sociais se voltaram para as pesquisas eleitorais. Os institutos foram alçados os vilões da vez.

O fato é que os resultados das principais pesquisas presidenciais obtiveram um certo nível de acerto antes das eleições. Até nós, do DataMG, há mais de quarenta dias (veja aqui), apontávamos um cenário de proximidade de votos entre os dois principais candidatos, Bolsonaro e Lula, na região do Médio Piracicaba.

Porém, um detalhe que nos chamou atenção foi a conduta dos institutos de pesquisas que tinham ampla cobertura da imprensa, em especial dos grupos Globo e Folha de São Paulo, fato que comentamos em texto anterior.(relembre aqui)

DataFolha e IPEC (ex-Ibobe) projetaram a maior diferença entre o primeiro e segundo lugar na eleição presidencial entre os institutos do gráfico abaixo.

Esse acontecimento realmente põe em dúvidas o trabalho dos mesmos. As empresas em questão foram acusadas de contribuir com a narrativa que a eleição terminaria no primeiro turno e que o atual presidente era menos competitivo do que ele realmente é.

Mas afinal, podemos confiar nas pesquisas eleitorais? Sim, podemos. As pesquisas a quase um século são o melhor instrumento técnico e científico para planejar estratégias sejam elas no âmbito eleitoral ou empresarial.

Desconsiderar essa técnica é um retrocesso para sociedade e para o mercado como um todo. Contudo, podemos e devemos evoluir aplicando novas metodologias e aprendendo com os erros. Algo que o DataMG já o faz, veja mais.

Acreditamos que não podemos colocar a culpa em uma ferramenta que se bem usada, é de fundamental importância para o ambiente eleitoral e empresarial. É como uma faca que pode ser usada tanto para preparar um alimento quanto para matar. Não importa o objeto, no caso a técnica de pesquisa em si, mas sim para qual propósito o utiliza.

——————————————————————————————————-
==>>>Quer aprender como fazer uma Pesquisa Eleitoral com quem tem vinte anos de experiência? Clique aqui!
——————————————————————————————————-

Ótimos negócios!

INFORMAÇÕES QUE DÃO LUCRO

NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS

Leia Mais do Nosso Blog

SOLICITE UMA PESQUISA

HORÁRIOS

assine nossa newsletter

Fique por dentro de nossas pesquisas e conteúdos exclusivos!

Copyright 2020, Superdados. Desenvolvido por Horizon, Minas Analytics & Data MG

×

Formulário de Solicitação de Ordem de Serviço

Após encaminhar o formulário, um responsável da equipe Superdados irá retornar para prosseguir com seu atendimento