Qual o interesse da Vale no mercado de areia?
Recentemente a Mineradora Vale obteve licença para explorar areia no município de Itabira, algo estranho pois o minério de ferro tem maior valor e é o principal produto da empresa no mercado mundial. Portanto a que se deve o repentino interesse da gigante da mineração neste mineral?
O fato é que a areia é o segundo recurso mais consumido no mundo, atrás apenas da água, e está escassa, ou seja, há grande demanda pelo produto. A região que mais necessita de areia no mundo hoje é o sudeste asiático, não por acaso a mais populosa e onde tem os maiores investimentos mundiais em construção civil. Para se ter uma ideia Singapura, uma ilha asiática, cresceu seu território em 25% nos últimos anos comprando areia e adicionando a sua costa. Outro exemplo é a construção de ilhas artificiais chinesas no Mar do Sul da China
A areia é hoje extremamente estratégica nas indústrias da construção civil, vidros, celulares e computadores. Há quem diga que a Vale terá uma grande vantagem no comércio do mineral, pois poderá agregar valor, adicionando por exemplo 5% de ferro ao produto. Assim terá um produto diferenciado para competir no mercado. Para Itabira poderá ser uma forma de diversificação econômica e atrair outras indústrias como a de pré-moldados.
Churrascaria e Posto de Gasolina em área próxima ao Parque de Exposições de Itabira?
Não é de hoje que a região sul de Itabira é uma das que mais recebe investimentos privados em solo itabirano. A localização é estratégica, há um entroncamento que liga o município a regiões importantes do Estado como : a cidade de João Monlevade, a saída para o nordeste de Minas Gerais, via Santa Maria de Itabira, além de fazer ligação com a BR 381.
A região ficou valorizada com a chegada do Mart Minas, um conjunto de lojas está sendo construído próximo ao atacarejo, atraindo novos empreendimentos como escolas particulares, academia e sorveteria.
Agora uma nova churrascaria, que é um tipo de estabelecimento que sempre aparece nas pesquisas do DataMG, como desejo de consumo dos itabiranos e monlevadenses aparece no radar de investidores.
É exatamente nessa direção que se especula a utilização da área (veja foto) para destinar-se a ser o estabelecimento alimentício tendo outras lojas, além de um Posto de Gasolina. Um projeto arquitetônico está pronto e o início das obras podem acontecer em breve.
Ótimos negócios em 2022
===>>> Quer saber mais sobre o mercado? Adquira já o seu Relatório sobre o segmento, clique aqui!
Ótimos negócios