Foi-se o tempo em que as pessoas esperavam a informação chegar até ela para terem dados sobre qualquer assunto, seja uma vaga de emprego, um curso, um medicamento, ou mesmo sobre os candidatos para uma eleição. A comunicação hoje está descentralizada, as redes sociais e aplicativos de mensagem são o principal meio de informação para os eleitores.
Para comprovar essa tese, o DataMG em estudo recente perguntou aos eleitores das quatro principais cidades do Médio Piracicaba, Itabira, João Monlevade, Barão de Cocais e Santa Bárbara como eles se informam sobre as Eleições 2022.
A grande parte (38%) dos eleitores da região disseram que as Redes Sociais são a principal fonte de dados. Em segundo lugar vem a TV com 18%. Sites de notícias têm 15% de importância e conversas com amigos influenciam 11%. Rádios e Jornais em papel 4% e 2% respectivamente.
Veja o gráfico abaixo:
O estudo, foi realizado com 600 entrevistados, divididos proporcionalmente pelos quatro municípios pesquisados: Itabira, João Monlevade, Barão de Cocais e Santa Bárbara. Registrado sob os números BR-03627/2022 e MG-08764/2022, a margem de erro é de 4,1%, intervalo de confiança de 95%. O período de coleta foi de 11 e 12 de agosto.
- Uma curiosidade: No cruzamento dos dados: por onde se informa e em qual candidato vota para presidente, percebe-se que quem utiliza as redes sociais e /ou as conversas para se informar, pretende votar em Jair Bolsonaro. Enquanto que, aqueles que se informam pelas mídias tradicionais como TV, sites de notícias, rádios e jornais intencionam votar em Luiz Inácio Lula.
———————————————————————————————————
Leia mais em SuperDados.com
==>> 35% dos moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo tem interesse no mercado imobiliário