O crescimento do Brasil está em alta neste ano e segundo projeções do mercado o Produto Interno Bruto(PIB) pode aumentar em torno de 3%, podendo superar a elevação do PIB da China. Esse fato pode beneficiar os municípios da região do Médio Piracicaba principalmente Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira e João Monlevade.
Há inúmeras oportunidades prontas para saírem do papel desde que haja sinergia entre os governos municipais, estadual e federal. A possibilidade de aumento na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida está nas mãos dos eleitores e dos governantes. Basta fazerem a melhor escolha de estratégia para o país e consequentemente para a região.
Podemos citar pelo menos três ações estruturantes que podem virar realidade nos próximos anos e dar uma guinada nos rumos da região:
1 – Ferrovias: Com o marco das ferrovias sancionado pelo Governo Federal no final de 2021, surge uma grande oportunidade estratégica para o Médio Piracicaba. Com novas linhas férreas há possibilidade de otimizar a mineração, atrair novas indústrias e incrementar o turismo regional.
Pelo menos três ramais podem ser construídos a princípio, como os que ligariam Conceição do Mato Dentro a Itabira, Morro do Pilar a Nova Era e o que passaria por Santa Maria de Itabira.
2 – Saneamento Básico: O novo marco do saneamento básico idealizado pelo Executivo Federal e votado pelo Congresso Nacional tem como meta desburocratizar e incentivar os investimentos para tratamento de água e esgoto no Brasil.
Um exemplo: o município com maior PIB per capta de Minas Gerais e um dos mais ricos do Brasil, São Gonçalo do Rio Abaixo, não tem tratamento de água para seus moradores. Fato sempre captado em pesquisas do DataMG como principal problema cidade.
Esse tipo de obra não atrai a atenção dos políticos, pois é uma obra que fica debaixo da terra e não atrai visibilidade. Porém é o tipo de ação que mais contribui para saúde pública e bem estar das pessoas. Na região há demandas de investimento como a finalização da construção da Estação de Tratamento de Esgoto em João Monlevade (foto), a captação de água do Rio Tanque para Itabira bem como construção de ETE´s em São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Maria de Itabira.
3 – Duplicação da BR 381 e da MG 120: Uma das principais obras de Minas Gerais e certamente a mais importante do leste mineiro, a duplicação da BR 381, teve importantes avanços nos últimos três anos. Certamente deverá ser prioridade dos mineiros e poderá ser executada na sua totalidade nos próximos anos.
Para isso é necessário união e apoio político, o que nos parece ser possível com as composições políticas que saíram e poderão sair das urnas deste ano. Ao mesmo tempo outra ação, a duplicação da MG 120 que liga o trevo da rodovia federal a Itabira, pode dar uma guinada na diversificação da economia itabirana e de outras cidades vizinhas.
Conclusão: Temos a “faca e o queijo na mão” para desenvolvermos nossa região fortemente a partir de 2023, gerando empregos e qualidade de vida. Para isso deveremos fazer uma escolha coesa com os objetivos estratégicos de nossos municípios. Devemos lembrar que é inconcebível que uma região que gera tanto benefício para o estado e país não seja privilegiada com ações concretas.
Teremos, no próximo dia 30, a chance de ouro para avançarmos para o caminho do desenvolvimento e prosperidade ou voltar a uma época que tivemos poucos resultados práticos para nossos projetos estruturantes.