Diminuiu o número de moradores de Itabira que compraram em outros municípios, neste ano de 2022. O percentual hoje, segundo pesquisas do DataMG Centro de Informação e Pesquisas, é de 18%. Esse número foi maior, chegando a 40% no ano de 2007. Veja o gráfico abaixo.
Belo Horizonte continua sendo o destino preferido dos itabiranos quando o assunto é compras, atraiu 7% dos consumidores. Em segundo lugar vem João Monlevade com 4% da preferência dos moradores de Itabira. As duas cidades em outras épocas ostentaram números maiores, a capital chegou a ter 15% de preferência em 2017, enquanto que a cidade monlevadense atraiu, no mesmo ano, 10% dos consumidores itabiranos.
Pelo estudo são cerca de cerca de 16 mil pessoas comprando em outras cidades. O ticket médio calculado pelo estudo foi de R$ 1.900,00, um gasto total aproximado de R$ 30 milhões. Roupas, peças para veículos, alimentos e eletroeletrônicos são os itens mais adquiridos. Contudo, outros itens como materiais de construção e até veículos foram comprados em outros municípios.
Agora o que pode explicar essa queda? Nas últimas décadas, grandes redes de supermercados vieram para Itabira. Reflexo das pesquisas de mercado do DataMG que na década de 2000 mostravam um êxodo considerável de consumidores da terra de Drummond para outros municípios. Outro fato é o aumento maciço de compras pela internet, atualmente cerca de 40% dos moradores de Itabira utilizam essa forma de consumo. Além das restrições da pandemia que fizeram que muitos preferissem compras mais próximo de casa, evitando deslocamentos e aglomerações.
===>>> Quer saber mais dados da pesquisa? Entre em contato aqui e peça um orçamento
———————————————————————————————————
- NOVIDADE: Vem aí o AGROMAIS o maior evento do agronegócio da região!
- Em breve mais informações!!!
———————————————————————————————————
Leia mais em SuperDados.com