Com a volta às aulas nas universidades federais e estaduais da região, (UNIFEI, UFOP e UEMG), previstas para março, existe a expectativa de incremento financeiro à economia de Itabira e João Monlevade. Estima-se que com o retorno dos alunos volte a ser injetado cerca de cinco milhões de reais mensais no mercado regional.
Essa estimativa é com base na quantidade de alunos da UNIFEI, UFOP(foto) e UEMG que vem de outros municípios e residem em terras itabiranas e monlevadenses. Em Itabira, a perspectiva é que cerca de dois mil alunos voltem a frequentar a universidade federal, enquanto em João Monlevade outros dois mil alunos sentarão nos bancos das universidades públicas locais.
Em média, segundo pesquisas do DataMG com os universitários itabiranos, cada aluno gasta mil reais mensais, principalmente com moradia, alimentação e transporte. Os mercados mais impactados pelos estudantes são as áreas da alimentação (bares, restaurantes e supermercados), bem como o setor de transportes (postos de combustível, serviços de Uber, transporte público) e o setor imobiliário (aluguel de casas e apartamentos).
Outro dado importante são os professores universitários, que em Itabira são cerca de 147 docentes e só na UFOP em João Monlevade são 105 profissionais. Estes têm em média salários na casa dos dez mil reais mensais e muitos deles residem nas cidades universitárias.
Outra vantagem para a região é o incremento de mão de obra qualificada, o que será muito útil para as empresas locais e para o empreendedorismo. No mesmo estudo do DataMG constatou-se que 18% dos estudantes da Unifei de Itabira têm interesse em ficar no município, depois de se formar.
Oferecimento: Hunter Investimentos
Ótimos negócios em 2022
Adilson Simeão
P.S: Siga o SuperDados no Instagram, acesse aqui!